METAS
2016/2019
A sociedade contemporânea tem passado por profundas
transformações de caráter social, político, econômico e cultural. A gestão
democrática, como princípio norteador da educação, também foi afetada por todas
essas mudanças. Partindo dessa premissa, de acordo com a Constituição
Brasileira de 1988 em seu Art. 205,
a LDB 9394/96 em seu Art. 2º e a
Lei Complementar 170/98, Art. 2º: e o Projeto Político Pedagógico a educação
tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Diante disso, a Escola, agente da construção do saber,
busca a formação da convivência participativa, transformadora e crítica do ser,
respeitando as diferenças de cada um, dentro do papel do Ser Cidadão,
promovendo sua integração plena na sociedade.
Entretanto, faz-se necessário alguns questionamentos que
contribuirão com esta perspectiva: Como conseguir tal formação? Com quem
devemos e podemos contar? De que forma planejar?
Lembrando que as Reflexões para a construção do Plano
precisam alicerçar-se nos pressupostos e teorias pedagógicas que considerem os
envolvidos como pessoas históricas e sociais que contribuam para a solução, com
o ensino e com a aprendizagem, ou seja, teorias que subsidiem e fundamentem a
prática pedagógica voltada aos interesses de todos os envolvidos. Segundo
Veiga, “Pensar um projeto de educação implica pensar o tipo e a qualidade de
escola, a concepção de homem e de sociedade que pretendemos construir.” (1998).
Seguindo esta perspectiva, o plano de Gestão é concebido
como o instrumento teórico metodológico elaborado de forma participativa com a
finalidade de apontar a direção e o caminho que vai percorrer para realizar da
melhor maneira sua função educativa e social.
Consideramos que os princípios que devem reger as relações
da comunidade escolar, sejam de corresponsabilidade pelo sucesso e pela
garantia da qualidade de ensino da Unidade Escolar, que seja uma relação
democrática de discussões, estudos e conscientizações que levem a comunidade a
ações planejadas e decididas pelo seu conjunto, através de reuniões, grupos de
estudo, palestras.
